Há mais de 320 mil utentes em risco de serem retirados das listas dos centros de saúde & Executive Digest
Arranca esta quarta-feira a nova atualização da base de dados do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e há 323 mil cidadãos que não têm a informação completa no Registo Nacional de Utentes (RNU) que poderão ser retirados das listas: de acordo com o jornal ‘Público’, numa primeira fase vão ser notificadas 265 mil pessoas que têm número de email ou telemóvel nos registos.
De acordo com o RNU, em julho último havia 10,4 milhões de utentes inscritos, sendo que o número de pessoas sem médico de família voltou a aumentar para 1,648 milhões.
O Governo lançou uma atualização de ficheiros, em moldes diferentes do passado: numa primeira fase, milhares de cidadãos que não têm o registo completa vão ser contactados pela Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS), sendo que terão de se deslocar às suas unidades de saúde para preencher os dados em falta, evitando assim o risco de serem retirados dos registos e perderem o direito a médico de família.
Os 58 mil utentes sem contactos nos ficheiros serão abordados mais tarde, num processo mais complexo e demorado, que implicará recorrer “a juntas de freguesia e, eventualmente, ‘in extremis’, ir bater à porta das pessoas”, explicou fonte da ACSS.
As notificações vão ser feitas por SMS ou email, numa operação realizada em parceria com os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde. “Atualmente, existem 323 mil registos de utentes com informação incompleta no RNU. Com a aplicação da medida, estima-se que serão contactados 265 mil utentes (82%) que têm telemóvel ou email registado”, sustentou a ACSS.
Recorde-se que a última atualização dos ficheiros conduziu à retirada de 300 mil pessoas, entre 2023 e o início deste ano: uma situação polémica, uma vez que muitos afetados foram utentes idosos, com informação desatualizada por ainda terem os antigos bilhetes de identidade.
Ler MaisO que você está lendo é [Há mais de 320 mil utentes em risco de serem retirados das listas dos centros de saúde & Executive Digest].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments