Desmame guiado pelo bebê pode ser seguro e mais saudável, dizem defensores do método
Jenny Best estava determinada que seu primeiro filho tivesse uma relação positiva com a comida desde a primeira mordida. Anos antes, como bailarina profissional, ela havia lutado contra distúrbios alimentares e queria que seu filho pensasse na comida como algo divertido.
Mas, não importa o que ela fizesse, o bebê parecia odiar comer.
"Fiz purês caseiros, comprei um liquidificador de bebê caro e tentei inventar essas coisas do zero, e então, desde o primeiro dia, ele não gostou", diz Best, franzindo a testa ao lembrar da memória de 8 anos atrás. "Ele estava chorando, arqueando as costas, virando a cabeça, e particularmente não gostava de eu me aproximar dele, de seu rosto, com uma colher."
O filho de Best parou de comer completamente até seu primeiro aniversário, e seu peso caiu tão precipitadamente que um médico recomendou um tubo de alimentação. Foi necessário uma equipe de terapeutas e nutricionistas para colocá-lo de volta nos trilhos. Best concluiu que os problemas dele decorriam de achar a alimentação com colher "invasiva" e, quando ficou grávida de gêmeos, ela resolveu encontrar uma maneira diferente de ensiná-los a comer.
Ela descobriu o desmame guiado pelo bebê, um conceito pioneirizado em 2001 por Gill Rapley, uma ex-parteira e enfermeira de saúde pública britânica. Em contraste com o conselho médico convencional de que os pais alimentem os bebês com cereais infantis especiais e purês, os pais oferecem aos bebês alimentos sólidos que eles mesmos se alimentam, geralmente por volta dos 6 meses de idade.
Para os não iniciados, o desmame guiado pelo bebê pode parecer chocante e assustador: Você realmente vai entregar a um bebê sem dentes um pedaço inteiro de coxa de frango? Os defensores insistem que não é apenas seguro quando feito corretamente, mas também promove o desenvolvimento de habilidades orais e motoras e uma atitude mais saudável e feliz em relação à comida.
O que você está lendo é [Desmame guiado pelo bebê pode ser seguro e mais saudável, dizem defensores do método].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments