Pablo Marçal é a nova direita
Tivemos dois grandes "outsiders" eleitos presidentes da República: Fernando Collor de Mello (1989) e Jair Bolsonaro (2018). Podemos entender um "outsider" como um candidato de um partido pequeno, com discurso forte e "antiestablishment". Em pouco tempo, se transformam em fenômenos.
Collor foi prefeito de Maceió (1979-82), deputado federal (1982-86) e governador de Alagoas (1987-89). Seu pai, Arnon Afonso de Mello, foi deputado federal, governador de Alagoas e senador por três mandatos consecutivos. Ao ser alçado à Presidência, Bolsonaro havia sido deputado federal sete vezes e um dos seus filhos, Flávio, acumulava quatro mandatos de deputado estadual pelo Rio de Janeiro.
Collor e Bolsonaro eram "outsiders fakes": seguiram o caminho da política para se posicionarem contra a política. Não eram estranhos no ninho. Já o tsunami Pablo Marçal, que disputa uma eleição para prefeito de São Paulo, é um corpo estranho ao mundo político-partidário. Nunca se elegeu a cargo algum. Sai do campo das novidades eleitorais para se inscrever na categoria das aberrações.
O empresário-coach domina com maestria o terreno das redes sociais. Sinceridade parece ser o seu forte. É um caleidoscópio temático: tecnologia, autocuidado, religião, teleférico, educação, crianças, família, empreendedorismo... Ataca os seus adversários com violência e palavras de efeito: "bananinha", "aspirador de pó", "Dapena", "para-choque de comunista". Exorcizou Guilherme Boulos com a carteira de trabalho.
Fala com desenvoltura atrocidades que inviabilizariam qualquer candidatura, vamos dizer, normal. Em um dos países mais desiguais do mundo, assume sem problemas que é ricaço e, paradoxalmente, ganha a simpatia dos pobres, pois Marçal diz que eles "podem chegar lá", qualquer um pode vencer. Aeronaves? Tem quatro. Carros importados? "Uns" 20. Imposto de Renda com mais de R$ 200 milhões de patrimônio? "Isso é só na pessoa física, minhas empresas valem bilhões".
O que você está lendo é [Pablo Marçal é a nova direita].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments