Inteligência artificial na educação: entre a tecnologia e o toque humano
A Inteligência artificial (IA) tem gerado ondas de entusiasmo no setor educacional. A promessa é clara: personalizar a aprendizagem, capacitar professores e enfrentar a crise global de aprendizagem em um grau de especificidade único, em escala sem precedentes. Mas enquanto navegamos por essa nova fronteira, é crucial abordar a IA com um otimismo cauteloso e contido.
O recente relatório "A Revolução da IA na Educação: O Que Você Precisa Saber", do Banco Mundial, pretende ser um guia para revolução da IA na educação, destacando benefícios e também pontos de atenção, a partir da avaliação de inovações-chave impulsionadas por diversos países da região América Latina e Caribe.
Para os professores, mentores com tecnologia de IA, como os desenvolvidos pela Elige Educar no Chile, estão fornecendo orientação de carreira personalizada. O programa "Quiero Ser Profe" demonstrou efeitos positivos significativos na matrícula de alunos do ensino médio em programas de formação de professores.
Para os alunos, sistemas de tutoria com tecnologia de IA oferecem aprendizagem personalizada em escala. Um estudo no Equador constatou que o acesso ao sistema ALEKS para correção de matemática levou a melhorias significativas nas pontuações dos testes e nas taxas de aprovação do curso para alunos do ensino superior.
Na administração educacional, assistentes com tecnologia de IA vêm simplificando processos como gerenciamento de currículo e alocação de recursos. Sistemas de alerta preventivo implementados no Chile, Peru e Uruguai estão ajudando a identificar alunos em risco de evasão escolar.
O que você está lendo é [Inteligência artificial na educação: entre a tecnologia e o toque humano].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments