Empresa da UE antecipa compra de café devido lei antidesmatamento


As indústrias de torrefação europeias se preparam para a entrada em vigor da EUDR (Regulamento de Produtos Livres de Desmatamento da União Europeia), programada para o início de 2025.

As importações europeias de café nos sete primeiros meses deste ano somaram 13,3 milhões de sacas, 64,9% a mais do que no mesmo período do ano passado.

As empresas se preocupam com eventuais dificuldades nas importações após o início do próximo ano. A preocupação não é tanto com as áreas de café, que estão consolidadas há vários anos, mas com o que poderá ser exigido, diz Guilherme Morya, analista de café do Rabobank, banco especializado em agronegócios.

O café não avança em áreas de floresta e é visto como uma atividade sustentável, mas poderá haver ajuste de documentos, afirma o analista.

A partir de 2025, terá de ser comprovada a geolocalização do café, assim como de outros produtos brasileiros após 2023. Caso contrário, a importadora receberá pesadas multas.

Os estoques atuais computados pela European Coffee Federation indicam essa procura maior por café brasileiro neste ano. As empresas da região iniciaram o ano com estoques de 6,9 milhões de sacas, mas já estão com 8,4 milhões.

Isso ocorre em um período que não é favorável à formação de estoques, diz o analista. O preço do primeiro contrato na Bolsa de commodities de Nova York é superior ao valor dos contratos mais longos. Tradicionalmente, os preços do mercado futuro no segundo semestre são maiores do que os à vista.

O café já vem com pressão nos preços desde o ano passado. Quebra de safra no Vietnã, elevação de custos de frete, devido a questões geopolíticas, e clima afetando várias áreas de produção.

O que você está lendo é [Empresa da UE antecipa compra de café devido lei antidesmatamento].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...