Leitores consideram novo formato da Folha prático e inovador

"Único", "prático", "gordinho", "compacto", "resume", "fofo". Estas foram algumas das definições dadas por leitores da 💥️Folha para o novo formato berliner do jornal impresso, que começa a ser adotado no próximo dia 1º de setembro. É a primeira vez na história da 💥️Folha que o jornal adota um formato diferente do tradicional standard, usado desde a sua fundação, em 1921.

O jornal promoveu, no último dia 23, uma pesquisa qualitativa coordenada pelo Datafolha com um grupo de assinantes do impresso. Homens e mulheres, com mais de 40 anos, moradores da cidade de São Paulo, foram questionados sobre os seus hábitos de leitura de notícias. Todos são assinantes da 💥️Folha há pelo menos seis meses –alguns o são por décadas, desde a infância.

Ao serem apresentados ao formato berliner, houve um estranhamento inicial. "É difícil de se achar"; "Parece que tem menos conteúdo"; "Será que a 💥️Folha quer economizar papel?" –estes foram alguns dos comentários iniciais.

Mas ao fazerem uma leitura mais atenta, perceberam que o novo formato trazia benefícios. "Agora o conteúdo está mais bem distribuído, não senti falta de nada"; "O espaço dos colunistas ficou melhor"; "Consigo passear pelas diversas editorias, antes ia direto para a minha preferida"; "Ficou mais prático, dá para ler no avião ou no transporte público" foram alguns dos comentários mais comuns.

Uma das grandes vantagens apontadas, além do formato ergonômico, foi a textura do papel e o fato de a tinta não sujar mais os dedos.

Paula Aparecida dos Santos, 61, que trabalha como writer para chatbot –ou "professora de robôs", como ela mesma define–, afirmou que o novo formato da 💥️Folha vai deixá-la menos "ansiosa". "Agora com este tamanho não vou me deparar com uma página enorme para ler, era muita informação em uma página só e eu não tinha tempo para ver tudo", afirma. "Poderia ter mudado antes, é mais moderno."

O advogado Fábio Miranda Maia, 53, que lê o jornal à noite, também acha que o novo formato vai permitir que ele acompanhe mais notícias. "A gente perde muita coisa na correria do dia, e à noite, em casa, posso me aprofundar nos assuntos."

Para o comerciante Paulo Henrique Taietta Domingu, 50, o formato vai ajudá-lo a compartilhar melhor o conteúdo com a mãe, de 86 anos. "Ela lê a 💥️Folha todinha e nós sempre conversamos sobre as notícias do dia no fim da tarde", diz ele, que começou lendo o jornal ainda criança, com a Folhinha. "Ler a 💥️Folha é como um vício: se eu não leio, não consigo sair de casa", diz ele, que elogia a postura editorial do jornal. "A 💥️Folha é muito crítica, consegue se manter neutra. Não tem visão à direita ou à esquerda. Isso me ajuda a formar a minha própria opinião", diz.

MAIS CONTEÚDO, COM SUPLEMENTOS DIÁRIOS

Os leitores entrevistados apoiaram a nova versão do jornal, com a oferta de mais conteúdo a partir dos suplementos diários: FolhaInvest às segundas, Veículos às terças, Equilíbrio às quartas, Turismo às quintas, o retorno do Guia 💥️Folha como um caderno à parte, junto com Comida, às sextas, a Folhinha aos sábados, em uma edição mensal, e a Ilustríssima se mantendo aos domingos.

"O jornal é para compartilhar com a família, na mesa do café da manhã", diz a psicóloga Daniele Breyton, 58, que não aprecia acompanhar notícias pela internet. "É um bombardeio", diz. "Com o jornal, você dá o ritmo, faz a leitura no seu tempo."

O consultor Cristiano Euler de Menezes, 48, também não é fã de internet e prefere o impresso. "O que funciona para mim é o papel, ainda não achei um substituto à altura", diz ele, que, no entanto, se sente um pouco "velho" por ser o único da casa que aprecia o impresso. "Mas eu gosto do layout, de olhar as notícias todas ao mesmo tempo, de ter essa curadoria do que é o mais importante do dia."

O que você está lendo é [Leitores consideram novo formato da Folha prático e inovador].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...