Achado após séculos, livro é introdução ideal para literatura medieval
Não é todo dia que se encontra —e se publica— um texto medieval perdido há séculos. Em 2010, o italiano Emanuele Arioli encontrou o texto de "Segurant, O Cavaleiro do Dragão" em um manuscrito francês do século 13.
Como a narrativa estava incompleta, ele partiu em uma peregrinação digna de um herói medieval pelos arquivos da Europa buscando pelo resto. Encontrou fragmentos da história em outros 28 manuscritos, assim como versões alternativas e continuações posteriores dos séculos 14 e 15, e as reconstituiu em uma narrativa coerente.
Há cinco anos, publicou na França uma edição crítica do texto, em dois volumes em francês antigo. E, ano passado, saíram também uma versão em um único volume, traduzida para o francês moderno; um livro infantojuvenil, narrado pelo próprio Arioli com a história da busca pelo manuscrito; e uma graphic novel que adapta livremente a história, preenchendo suas muitas lacunas com criatividade.
Os três últimos estão sendo lançados agora no Brasil pela editora Autêntica em seus diferentes selos —o romance, pela Vestígio; o infantojuvenil, pela Yellowfante, e a graphic novel, pela Nemo.
O que você está lendo é [Achado após séculos, livro é introdução ideal para literatura medieval].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments