Rússia usa 236 mísseis e drones no maior ataque da Guerra da Ucrânia
A Rússia de Vladimir Putin lançou na madrugada e na manhã desta segunda-feira (26) o maior ataque aéreo contra a Ucrânia desde que lançou a invasão do país vizinho, em 24 de fevereiro de 2022. Foram empregados, segundo Kiev, 236 mísseis e drones contra alvos em 15 regiões.
A conta é do presidente Volodimir Zelenski, que gravou uma mensagem de vídeo. Segundo a Força Aérea de Kiev, foram abatidos 102 de 127 mísseis, além de 99 de 109 drones. Não há como confirmar isso de forma independente.
Antes, o recorde de emprego dessas armas pelos russos de uma só vez havia sido em dezembro passado, com 158 mísseis e drones. A ação envolveu 11 bombardeiros estratégicos Tu-95MS, ao menos um caça MiG-31K, além de lançamentos de terra e do mar Negro.
Foi usada quase toda a gama que Moscou tem despejado sobre a Ucrânia, uma média de 26 ataques diários desde o começo da guerra segundo Kiev divulgou na semana passada.
O ataque foi concentrado em mísseis de cruzeiro Kalibr, Kh-59, Kh-101 e Kh-22, além de um balístico Iskander-M e um hipersônico Kinjal. Também foram empregados drones suicidas derivados do iraniano Shahed-136.
Do ponto de vista tático, houve um misto de ações segundo analistas militares russos: drones desarmados voaram em enxames inicialmente, atraindo a defesa aérea. Esgotada a primeira onda, vieram drones armados e, depois, mísseis.
O que você está lendo é [Rússia usa 236 mísseis e drones no maior ataque da Guerra da Ucrânia].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments