Projeto vai usar sacos de areia para frear avanço do mar em praia de Peruíbe (SP)
Sacos de areia contra o avanço do nível do mar. Essa é a base de um projeto-piloto que o governo estadual deve adotar, pela primeira vez, na Reserva de Desenvolvimento Sustentável da Barra do Una, em Peruíbe, no litoral sul paulista. No local vivem 150 moradores em 49 residências, alguns sob risco de realocação no futuro por conta do problema da erosão.
O avanço do mar na área costeira chega a se aproximar da avenida Beira Mar, próxima ao vilarejo, segundo relato dos moradores. O local, antes protegido por vegetação, foi tomado por areia nas margens.
"O projeto consiste em encher sacos com areia da praia e, com isso, fazer uma linha de contenção", diz o diretor-executivo da Fundação Florestal, Rodrigo Levkovicz. O órgão é ligado à Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo.
Outras medidas que poderão ser adotadas são a implantação de braços de pedra, além de reforço na proteção da vegetação nativa. "De fato, não tem solução única ou mágica", afirma Levkovicz. "A erosão costeira no litoral sul tem sido um fenômeno natural potencializado pelas mudanças climáticas. Os efeitos são acentuados por grandes ressacas."
Ainda não há estimativa da altura ou da extensão do muro de sacos de areia ou de braços de pedra que serão adotados.
Moradores se preocupam com a situação. "Desde criança eu acompanho o aumento do nível do mar e a erosão na praia e, sim, isso vem piorando", conta o morador Bruno Belchior de Oliveira, 34. "Onde tem mais encontro do mar, perto das casas, havia cerca de 150 metros de restinga. Agora, não têm nem três. O mar vai tomando tudo. E tudo vira um areião e plantas mortas."
Comerciante, monitor ambiental e guia turístico, Oliveira é casado, tem duas filhas pequenas e faz parte de uma dessas famílias que há décadas habitam o local —onde a maioria vive do turismo sustentável e da pesca artesanal.
"Muita gente foi embora pela falta de oportunidades e outros podem sair por causa desse problema do avanço do mar", diz. "Dependemos especialmente desse turismo sustentável, mas as autoridades precisam agir mais. Estamos esquecidos no mapa."
O que você está lendo é [Projeto vai usar sacos de areia para frear avanço do mar em praia de Peruíbe (SP)].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments