Mujica recebe alta hospitalar no Uruguai, e médica fala em câncer curado
O ex-presidente do Uruguai José Pepe Mujica, 89, foi internado na noite de segunda-feira (26) após apresentar um mal-estar e recebeu alta nesta terça-feira (27) depois de 24 horas sob cuidados médicos.
Segundo sua médica, Raquel Pannone, Mujica está com a saúde frágil devido a uma deterioração da sua função renal causada pelo tratamento oncológico —Mujica tem um tumor no esôfago. Ele precisou ser internado porque teve dificuldades para receber a administração de soro em casa.
"Os efeitos da radioterapia tornaram mais difícil para ele se alimentar, e ele tem ingerido menos líquidos, o que piorou a sua função renal", explicou Pannone, em entrevista coletiva, mostrando-se otimista quanto à recuperação do ex-presidente, apesar da insuficiência renal e de uma vasculite.
"Temos fortes convicções de que o câncer foi curado", disse a médica, explicando que exames não mostraram evidências do tumor, o que sugere "que a evolução foi boa".
A médica informou ainda que Mujica perdeu peso e massa muscular, mas que não está desnutrido. "Se conseguirmos que ele beba água, que se recupere, isso vai melhorar", indicou a médica, enfatizando que o câncer "foi tratado e não é o problema atual".
Pannone disse que Mujica "não está no seu melhor momento" em termos de ânimo, mas que segue "muito lúcido". Questionada sobre como a esposa dele, Lucía Topolansky, 79, lida com a situação, a médica disse que ela "está bem de saúde", embora a situação seja "muito desgastante".
"Exige dela um esforço maior, o que também a afastou um pouco da atividade política, mas ela está muito ativa, como sempre", disse.
O político uruguaio, que governou o país de 2010 a 2015, ele compareceu a eventos nos últimos meses, deixando por alguns períodos sua famosa chácara na parte rural de Montevidéu.
No último domingo (25), porém, Mujica não participou do Dia do Comitê de Base, uma celebração importante para a Frente Ampla, coalizão que o apoiou para a Presidência. No evento, realizado todo dia 25 de agosto, os comitês de base —como são chamadas as organizações da Frente Ampla mais próximas da população— fazem assembleias para eleger seus representantes.
Receba no seu email uma seleção semanal com o que de mais importante aconteceu no mundo
"Simbolicamente, queridos companheiros, quero dar um abraço humilde em vocês", afirmou, em uma mensagem publicada nas suas redes sociais, no dia da celebração.
Em entrevista publicada na semana passada pelo jornal americano The New York Times, Mujica falou sobre o tratamento. "Fizeram radioterapia em mim. Meus médicos disseram que correu bem, mas estou destruído", disse ele.
Leia mais
O político anunciou que estava com câncer no fim de abril. Ele tem comorbidades que agravam seu quadro de saúde, como uma doença imunológica que há mais de 20 anos afeta, entre outros órgãos, o funcionamento dos rins.
Quando recebeu a reportagem da 💥️Folha em sua casa, duas semanas após anunciar a doença, estava no segundo dia do tratamento com radioterapia e parecia bem, ainda que cansado.
O que você está lendo é [Mujica recebe alta hospitalar no Uruguai, e médica fala em câncer curado].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments