Incêndios não foram articulados e combinação explosiva do clima agravou crise, diz Tarcísio
A série de incêndios que atingiu dezenas de cidades paulistas não pode ser atribuída neste momento a uma ação criminosa articulada, disse nesta segunda-feira (26) o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos). Embora três pessoas tenham sido presas por provocar queimadas em diferentes cidades do interior do estado, apurações iniciais não apontam relação entre os suspeitos.
As prisões em flagrante ocorreram em cidades próximas a Ribeirão Preto, onde estão as áreas mais afetadas pelo fogo. Inquéritos policiais foram abertos para investigar os casos.
"Tivemos casos pontuais em que efetuamos prisões de pessoas que estavam fazendo fogo, em Ribeirão Preto, Batatais e em Guaraci", disse o governador. "Até aqui não conseguimos constatar nenhum tipo de relação entre essas pessoas, ou envolvimento coordenado", afirmou.
Tarcísio também citou uma "combinação explosiva" de eventos climáticos que podem ter levado ações criminosas pontuais e isoladas e até mesmo acidentais, como fogueiras e bitucas de cigarro, a se transformarem em queimadas gigantescas.
"Estamos em uma situação muito severa de estiagem, situação que já vinha comprometendo safras, temos municípios em situação de emergência, com racionamento de água", comentou o governador, citando as cidades de Pitangueiras e Bauru.
O que você está lendo é [Incêndios não foram articulados e combinação explosiva do clima agravou crise, diz Tarcísio].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments