Norte e Nordeste avançam no mercado da música
O mercado fonográfico global continua a crescer e se transformar. Impulsionado principalmente pelo streaming, cresceu 10,2% em 2023, atingindo um valor de US$ 28,6 bilhões (nono ano de crescimento consecutivo), com receitas aumentando em todas as regiões e em quase todos os formatos (incluindo físico).
Já o Brasil cresceu acima da média mundial: 13,4%, consolidando-se como o nono mercado do mundo e com o streaming representando 87% de sua receita.
As gravadoras têm sido investidores cruciais no cenário musical, injetando bilhões de dólares anualmente em A&R (artístico e repertório) e marketing, promovendo a diversidade musical e oferecendo suporte criativo, comercial e estratégico. Essa parceria é essencial para impulsionar o sucesso dos artistas em um mercado cada vez mais competitivo. Já as distribuidoras têm compreendido lacunas que as "majors" (grandes gravadoras) deixam e estão se estruturando, sobretudo na parte tecnológica, para crescer além do esperado —principalmente nas regiões periféricas, e é sobre isso que vou tratar aqui.
O que você está lendo é [Norte e Nordeste avançam no mercado da música].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments