Estudantes fazem vigília para impedir instalação de grades em moradia da USP

Moradores do Crusp (Conjunto Residencial da USP) fazem vigília no local há nove dias. Eles guardam as entradas dos blocos G e F para impedir a instalação de grades visando o controle de acesso aos apartamentos.

Os manifestantes se revezam em colchonetes jogados nos saguões dos blocos. São grupos pequenos, de quatro a cinco membros. Porém, a qualquer sinal de perigo, eles convocam outros estudantes num grupo de WhatsApp.

Tudo começou na manhã de quarta-feira (14), data em que a reitoria pretendia colocar portões e realizar adequações —câmeras, pintura e mobiliário— na portaria dos prédios. Quando os funcionários chegaram para isso, foram recebidos com protestos.

A guarda universitária foi acionada para manter a ordem, e há relatos de agressões aos residentes. A Prip (Pró-reitoria de Inclusão e Pertencimento), responsável pelas habitações, diz investigar os fatos.

Com a confusão, os funcionários da USP deixaram o conjunto. Logo depois, os manifestantes iniciaram sua vigília, que "vai se manter, ao menos, até o fim de semana", diz Daniel Lustosa, presidente da AmorCrusp (Associação de Moradores do Crusp).

O projeto das grades gera discórdia desde o início do ano. De um lado, a Prip diz querer apenas melhorar a infraestrutura do conjunto e promover maior segurança para os universitários. Estes, por sua vez, afirmam que a instituição ignora a opinião dos moradores e planeja a obra para fazer uma varredura nos apartamentos, onde também vivem clandestinos.

Residem hoje cerca de 1.600 pessoas no Crusp. Destas, 300 estão irregulares, segundo a AmorCrusp.

"Acreditamos, sim, ser necessária uma política de proteção mais eficaz para dar conta dos casos de assédio, violência, agressão e furtos. Porém, acreditamos que ela deve ser debatida profundamente. Isso não aconteceu", afirma Lustosa.

O que você está lendo é [Estudantes fazem vigília para impedir instalação de grades em moradia da USP].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...