MP da Venezuela diz que oposição deveria seguir exemplo de Bolsonaro e aceitar derrota na Justiça
O procurador-geral da Venezuela, Tarek William Saab, saudou nesta sexta-feira (23) a homologação da reeleição do ditador Nicolás Maduro, anunciada pelo Tribunal Supremo de Justiça (TSJ) na véspera e contestada por diversos países e organizações independentes.
Em pronunciamento transmitido pela TV estatal, Saab disse que convocará Edmundo González, o adversário de Maduro nas urnas, para depor. O ex-diplomata havia se recusado a comparecer em uma audiência do TSJ no início do mês e não aparece em público desde 30 de julho, quando participou de uma manifestação, por temor de represálias, limitando sua atuação às redes sociais.
"Ele vai ter que dar as caras", disse Saab sobre González. "Terá que atender a esta convocação para falar sobre a sua responsabilidade antes, durante e depois do 28 de julho [data das eleições presidenciais] por sua contumácia e desobediência às autoridades legitimamente constituídas."
Receba no seu email uma seleção semanal com o que de mais importante aconteceu no mundo
A oposição afirma que o opositor venceu com 67% dos votos, uma conclusão amparada por mais de um estudo independente. O regime, por sua vez, declarou o ditador presidente eleito com 52% dos votos, mas não demonstrou evidências disso.
Ainda durante o pronunciamento, o chefe do Ministério Público venezuelano pediu pena de prisão para González e María Corina Machado, a líder da oposição impedida pela Justiça de disputar a Presidência. Ele os acusa de incitar a violência e o crime nos protestos contra a ditadura que tomaram as ruas após o anúncio da reeleição pelo regime. Duramente reprimidas pelas forças de segurança, as manifestações deixaram ao menos 27 mortos e quase 200 feridos, além de resultarem na prisão de mais de 2.400 pessoas.
O que você está lendo é [MP da Venezuela diz que oposição deveria seguir exemplo de Bolsonaro e aceitar derrota na Justiça].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments