Biografia de António Guterres relata caminho improvável do socialista à secretaria-geral da ONU
Um engenheiro de carreira acadêmica brilhante, atuante desde a juventude em organizações ligadas à Igreja Católica e envolvido em iniciativas de apoio à população mais pobre. Sem participação ativa no combate à ditadura, acabou primeiro-ministro de Portugal de 1995 a 2002 pelo Partido Socialista, a maior legenda de esquerda de seu país.
A improvável trajetória política de António Guterres, 75, hoje em seu segundo mandato como secretário-geral da ONU (Organização das Nações Unidas), é contada na biografia "O Mundo Não Tem de Ser Assim".
A obra foi escrita pelos jornalistas portugueses Pedro Latoeiro e Filipe Domingues, que agora se dedicam à diplomacia. A dupla entrevistou mais de 120 pessoas, incluindo ex-chefes de Estado e autoridades de diferentes países, e fez uma extensa pesquisa documental.
O próprio Guterres concedeu quatro entrevistas aos autores, que totalizaram mais de 20 horas de conversas.
"Em 2016, quando começou-se a falar da candidatura ao cargo de secretário-geral da ONU, sentimos que havia muito pouca informação sobre António Guterres, mesmo entre embaixadores e representantes de organismos internacionais já com muita experiência. A informação era muito superficial", diz Domingues.
Segundo Latoeiro, a ideia sempre foi de fazer "uma biografia sobre o percurso e o pensamento político" do português, abordando apenas o indispensável de sua vida pessoal.
Historicamente reservado, Guterres passou a ser ainda mais cuidadoso com aquilo que diz em entrevistas desde que assumiu a liderança das Nações Unidas. Para identificar a gênese de seu pensamento e opiniões políticas, os autores mergulharam em arquivos históricos, incluindo documentos e declarações feitas pelo biografado há várias décadas.
É assim que se recupera, por exemplo, o fato de que Guterres defende há pelo menos 30 anos uma grande reforma do Conselho de Segurança, o principal instrumento da ONU, com a inclusão do Brasil como membro permanente.
O que você está lendo é [Biografia de António Guterres relata caminho improvável do socialista à secretaria-geral da ONU].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments