INSS e servidores se reúnem nesta sexta (16) com nova proposta na mesa e tentativa de encerrar greve
O MGI (Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos) fez uma nova proposta aos servidores do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), na tentativa de encerrar a greve da categoria, que começou em julho.
A expectativa do ministério é fechar acordo com os servidores ainda nesta sexta-feira (16), para que o reajuste possa ser incluído no Ploa (Projeto de Lei Orçamentária Anual) e comece a valer em janeiro. A categoria tem negociação marcada com o INSS nesta sexta, mas não recebeu bem o que foi apresentado.
Dados do INSS mostram que a paralisação dos funcionários tem impactado o reconhecimento inicial de direitos dos segurados. A fila subiu 11,27% desde 10 de julho, quando a greve começou, saltando de 1,4353 milhão de pedidos para 1,5 milhão em todo o país.
No caso das perícias, houve a remarcação de 4.000 exames presenciais, e quase cem mil pessoas deixaram de ser atendidas nas 1.572 agências da Previdência, mesmo com a determinação da Justiça de que a categoria deve manter ao menos 85% da força de trabalho por se tratar de atividade essencial.
Receba no seu email o que de mais importante acontece na economia; aberta para não assinantes.
O que o governo ofereceu
O MGI fez duas propostas aos servidores, que, na visão do governo, inclui as principais reivindicações da categoria: reajuste e reorganização da carreira. Para os funcionários, no entanto, não há avanço, já que não há uma proposta clara de valorização do cargo de técnico do seguro social.
Os servidores querem manter o acordo fechado em 2022, ter reajuste salarial de 33% para repor as perdas da falta de aumento dos últimos anos e que se cumpra um acerto que havia começado a ser feito no governo de Dilma Rousseff (PT), de fazer com que o cargo de técnico do seguro social exija ensino superior e seja considerado carreira de Estado, o qu e garante mais benefícios.
Há duas propostas do MGI, uma delas para a incorporação da GAE (Gratificação de Atividade Executiva) ne do VB (Vencimento Básico). Com isso, o reajuste acumulado superaria 30%, dependendo do nível na carreira.
O que você está lendo é [INSS e servidores se reúnem nesta sexta (16) com nova proposta na mesa e tentativa de encerrar greve].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments