Dólar cai com otimismo sobre economia dos EUA e Bolsa se afasta de recorde histórico
O dólar fechou em queda de 0,28% nesta sexta-feira (16), aos R$ 5,467, com otimismo dos mercados globais após uma série de dados econômicos fortes dos Estados Unidos.
Já a Bolsa perdeu 0,15%, aos 133.953 pontos. O Ibovespa passou boa parte do pregão no positivo e chegou a ultrapassar a máxima histórica de 134.193 pontos, registrada no fechamento de 27 de dezembro de 2023, mas perdeu força à tarde com pressão da curva de juros futuros.
Na semana, o dólar acumulou queda de 0,87%, após ter cedido 3,43% na semana anterior. O Ibovespa acumulou acréscimo de 2,5%.
A tônica dos mercados dos últimos dias tem sido o estado da economia dos Estados Unidos, após temores de recessão derrubarem Bolsas ao redor do mundo na semana passada.
Os pedidos de auxílio-desemprego, divulgados na quinta-feira, diminuíram para 227 mil na semana encerrada em 10 de agosto, ante expectativa de 235 mil de analistas consultados pela Reuters. Na semana anterior, haviam sido 234 mil pedidos, em dado revisado para cima.
Além disso, as vendas no varejo por lá cresceram 1% em julho, bem acima da projeção de 0,3% de economistas. Os dados de junho, antes em estabilidade, foram revisados para queda de 0,2%.
Leia também
Na quarta-feira, o CPI (índice de preços ao consumidor, na sigla em inglês) ainda veio em alta modesta para julho, em 0,2%, depois de cair 0,1% em junho. Em 12 meses, ficou em 2,9%, ante 3,0% da leitura anterior.
O resultado mensal veio em linha com as projeções de analistas consultados pela Reuters; no comparativo anual, a expectativa era por 3,0%.
Os dados levaram investidores de volta a ativos de risco, uma vez que, além de demonstrarem a resiliência da economia dos EUA, também consolidaram a perspectiva de um corte de juros do Fed (Federal Reserve, o banco central norte-americano) na próxima reunião, marcada para setembro.
"A perspectiva é de recuperação dos ativos de maior risco devido a indicadores que serviram de suporte para espantar por hora os temores de recessão global", disse Marcio Riauba, gerente da Mesa de Operações da StoneX Banco de Câmbio.
"E ao mesmo tempo, o conjunto de dados mostra que o ciclo de cortes de juros nos Estados Unidos pode ser iniciado sem que haja necessidade de um corte mais agressivo", acrescentou.
O que você está lendo é [Dólar cai com otimismo sobre economia dos EUA e Bolsa se afasta de recorde histórico].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments