Mais mulheres nas empresas, mas quais?
✅E✅sta é mais uma edição da ✅newslette✅r✅ Todas, que apresenta discussões, notícias e reflexões pensadas para mulheres. Quer recebê-la💥️ às💥️ quartas-feiras no seu email? Inscreva-se abaixo:
Discussões, notícias e reflexões pensadas para mulheres
Mulheres estão ocupando mais posições de poder. Mas não se engane em achar que elas estão preenchendo uma mesa inteira, tomando decisões em grandes empresas mundo afora.
No Brasil, por exemplo, o número de mulheres em conselhos cresceu de 10% para 16% de 2023 para 2023. Esse número não é tão animador quando se observa a proporção da população feminina no país, já que elas são a maioria. Um estudo da Deloitte, empresa de auditoria, consultoria e gestão de riscos, apontou que as mulheres ocupam menos de um quarto dos assentos nos conselhos do mundo.
Quando olhamos para cargos como CEO, o número é bem menor: apenas 6% dos CEOs do mundo são mulheres.
O que permite essas mudanças são os posicionamentos cada vez mais enfáticos e programas afirmativos das empresas. Ainda assim, os passos são muito tímidos e é improvável que a paridade de gênero seja alcançada dentro de 15 anos (sendo otimista).
"Se a gente trabalhar com interseccionalidade dos pilares de diversidade e inclusão, a gente vai ver que esse avanço pode ser celebrado por mulheres brancas 50+ que também fazem parte de uma bolha", foi o que me disse Viviane Eiras, conselheira, C-level em startup e professora de ESG.
Para aonde vai a diversidade das empresas? Entre os grupos sub-representados, as mulheres brancas são as mais favorecidas por ações de diversidade no ambiente corporativo. É o que mostra levantamento feito pelo Ceet (Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades) em parceria com o Pacto Global da ONU - Rede Brasil.
No questionário feito pela entidade, quando perguntadas sobre quais grupos minorizados estão na alta liderança, 63% das empresas responderam mulheres brancas, enquanto 30% afirmaram ter mulheres negras no comando. Ou seja, menos da metade.
O que você está lendo é [Mais mulheres nas empresas, mas quais?].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments