OMS pede a fabricantes que submetam vacinas contra varíola dos macacos para avaliação emergencial
A OMS (Organização Mundial da Saúde) emitiu, na última sexta-feira (9), um comunicado pedindo aos fabricantes de vacinas contra a varíola dos macacos (também conhecida como Mpox) a enviarem uma Expressão de Interesse para Listagem de Uso de Emergência (EUL), ou seja, a submeterem as doses para aprovação de uso em caráter de emergência.
O diretor-geral da entidade, Tedros Adhanom Ghebreyesus, anunciou, na última quarta (7), que havia acionado o processo, dadas as "tendências preocupantes" na disseminação da doença.
Há um surto crescente na República Democrática do Congo (RDC) que agora se expandiu para fora do país. Uma nova cepa viral, que surgiu pela primeira vez em setembro de 2023, foi detectada pela primeira vez fora da RDC.
Esse é um processo de autorização de uso de emergência, especificamente desenvolvido para acelerar a disponibilidade de produtos médicos não licenciados, como vacinas, necessários em situações de emergência de saúde pública.
A recomendação é por tempo limitado, com base em uma abordagem de risco-benefício. A OMS está solicitando aos fabricantes que enviem dados para garantir que as vacinas sejam seguras, eficazes, de qualidade assegurada e adequadas para as populações-alvo.
Hoje, existem duas vacinas em uso contra a doença, ambas recomendadas para uso pelo Sage (Grupo Consultivo Estratégico de Especialistas em Imunização), da OMS.
O que você está lendo é [OMS pede a fabricantes que submetam vacinas contra varíola dos macacos para avaliação emergencial].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments