Queda da inadimplência e promoções melhoram oferta de crédito no setor automotivo
Os bancos estão mais animados com o setor automotivo. Segundo a Anef (Associação Nacional das Empresas Financeiras das Montadoras), a liberação de crédito para financiamento chegou a R$ 127,3 bilhões no primeiro semestre, uma alta de 33,2% em relação ao mesmo período de 2023.
O saldo total das carteiras atingiu R$ 449,9 bilhões, um aumento de 15,7% sobre os seis primeiros meses do ano passado.
Um dos motivos para o resultado é a queda na inadimplência. De acordo com a Anef, os contratos com atrasos acima de 90 dias passaram de 5,5% para 4,5% do total no primeiro semestre.
"Trata-se de uma boa notícia, pois mais brasileiros estão conseguindo honrar seus compromissos, quando quase metade dos carros novos voltam a ser financiados", diz, em nota, Paulo Noman, presidente da Anef.
A taxa de juros anual se manteve em 20,96%, e a mensal ficou em 1,57%.
Há, contudo, campanhas feitas por bancos ligados às montadoras, como financiamento subsidiado e "taxa zero" para alguns modelos mediante entrada mais alta e prazos de até 24 meses. O objetivo é aquecer o varejo e reduzir a dependência das vendas para locadoras.
"Os bancos de montadoras, pela natureza do negócio, são capazes de trabalhar de forma muito competitiva, com a realização de campanhas atraentes", afirma Noman no comunicado enviado pela Anef.
A Anef diz ainda que o índice de carros financiados subiu para 49% no primeiro semestre. É a participação mais alta desde 2023, quando estava em 52%. As compras à vista corresponderam a 47% do total. Os 4% restantes couberam aos consórcios.
O que você está lendo é [Queda da inadimplência e promoções melhoram oferta de crédito no setor automotivo].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments