Powell alerta que caminho “acidentado” da inflação exige cuidado no início do corte de juros &

Os dados da inflação de janeiro e fevereiro nos EUA mostram que o 💥️caminho descendente em direção à meta da Reserva Federal (Fed) vai ser irregular e obrigar o banco central a ser “cuidadoso” em relação ao início do ciclo de cortes nas taxas de juros, afirmou esta quarta-feira Jerome Powell.

A Fed manteve esta quarta-feira inalteradas as taxas de juro no intervalo 5,25%-5,5%, estendendo pela quinta reunião seguida uma pausa que iniciou em setembro do ano passado. Enquanto essa decisão era amplamente esperada por analistas, economistas e investidores, a 💥️grande dúvida reside no calendário que a Fed vê para o início do ciclo de cortes no custo do dinheiro.

O início do ciclo de descidas chegou a estar previsto para março, depois passou para maio e agora está a crescer a incerteza se vai acontecer já em junho, dado que 💥️a inflação nos dois primeiros meses deste ano ficou acima do esperado pelos economistas, colocando em causa a narrativa de que o banco central estaria perto de declarar vitória sobre a pressão inflacionista mais forte em 40 anos. O índice de preços do consumidor dos Estados Unidos aumentou 3,1% em janeiro e 3,2% em fevereiro. A inflação subjacente, que exclui alimentos e energia, situa-se em 3,8%, quase o dobro da meta da Fed.

Em conferência de imprensa após a reunião de dois dias do Comité de Política Monetária da Fed (FOMC, na sigla em inglês), Powell foi questionado sobre o impacto desses dados na confiança da Fed em relação à meta de inflação nos 2%.

Agora temos solavancos e é por isso que estamos a abordar esta questão com cuidado

Jerome Powell

Presidente da Reserva Federal dos EUA

“Certamente que não aumentaram a confiança de ninguém, mas eu diria que a história é essencialmente a mesma”, respondeu. “💥️A história é a de uma descida gradual da inflação para 2%, numa trajetória por vezes acidentada, como referi”.

“Tivemos dois meses de inflação irregular e vai ser um percurso acidentado”, sublinhou. “💥️Agora temos solavancos e é por isso que estamos a abordar esta questão com cuidado“.

Riscos com duas faces

Para o ✅chairperson da Fed 💥️é muito importante que a inflação baixe de forma sustentável. “Cada situação é diferente, mas o registo histórico indica que é necessário abordar esta questão com cuidado e não ter de voltar a aumentar as taxas se as reduzirmos de forma prematura”, explicou.

A 💥️Fed reviu em alta as projeções de crescimento da maior economia do mundo. Prevê agora expansões de 2,1% este ano e de 2,% no próximo, que comparam com as anteriores projeções – da reunião de dezembro – de 1,4% e 1,8%, respetivamente. Jerome Powell referiu que esse crescimento da economia reforça a necessidade da agir com cautela na política monetária.

“Os riscos são duplos. Estamos numa situação em que, 💥️se abrandarmos demasiado ou demasiado cedo, podemos assistir ao regresso da inflação, mas se abrandarmos demasiado tarde, podemos prejudicar desnecessariamente o emprego e a vida profissional das pessoas”, referiu.

“Por isso, consideramos que os riscos têm duas faces. [O primeiro corte] é consequente. 💥️Queremos ser cautelosos – infelizmente – com a economia a crescer, temos de abordar esta questão com cuidado e deixar que os dados falem”, salientou.

O que você está lendo é [Powell alerta que caminho “acidentado” da inflação exige cuidado no início do corte de juros & ].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...